Dimensão Católica

D.N.A. de Deus! Tudo por Jesus, nada sem Maria!

Ilustração: “Como derrotar um inimigo”

Mateus 5: 43-48 – Perdoar a quem nos perdoa é fácil, mas para ser um cristão devemos perdoar aos nossos inimigos.

Mat. 18:21 - 22 Quantas vezes?

Significado atual de perdão: perdão é esquecer algo de mal que alguém te fez.

- itens que poderão ajudá-lo a conceituar o perdão.

1- Perdão não é esquecimento

- Se algum dia você foi traído em um relacionamento, ou se envolveu em uma briga familliar, ou até mesmo um amigo o deixou na mão, é impossível que tais fatos marcantes estejam esquecidos na memória do leitor, não é verdade?

- Perdoar não é como se escrever em um quadro-negro e depois passar um apagador, e logo tudo está do mesmo modo que antes;

- ou depois de redigir um longo texto no computador, simplesmente “deletar”.

2-Perdão não é viver com mágoas

- Não sendo esquecimento, o perdão também não se codifica no que diz respeito a mágoas. Do mesmo modo não adianta fingir que está “tudo bem”. Você pode tentar, mas uma hora a “bomba explode”.

- Imaginemos uma calça. Você sem querer rasga um pedacinho, então com um pedaço de pano simplesmente remenda-a. Não muito tempo depois outro rasgo; outro remendo. Irá chegar um momento que não será mais possível remendar, você “explode”e joga a calça no lixo.

- Assim é tentar reter mágoas e fingir que está tudo bem. Somente em um Ser você poderá superar esse vil sentimento, é buscar naquELE que “perdoa-me segundo o Seu grande amor”.Ne.13:22

ORA,O QUE É PERDÃO?

Perdão é a capacidade de você lembrar de uma ofensa, e mesmo assim não ter afetado o seu relacionamento mútuo.

Para que isso aconteça, você deve observar as seguintes sugestões.

1-Nunca use do assunto passado como arma de discussão

- Acontece isso quando você guarda uma mágoa e finge tudo bem e quando você se vê apertado e sem nenhum argumento em uma discussão, “perde a cabeça”, e usa do assunto ( que você tinha esquecido) como arma.

- discuta somente sobre o acontecimento atual.

- não deixe de esclarecer todos os detalhes.

- Para controlar seus impulsos emocionais, busque sempre a comunhão no doce e santo Espírito de Deus

2-Não desconfiar que irá acontecer novamente

- não é fácil, mas é o ideal a buscar.

- Depois de perdoar, você não deve ficar desconfiado que ele(a) permanecerá no erro, e a qualquer momento o fará novamente. Essa desconfiança será um obstáculo no “processo do perdão”.

- Dê à pessoa nova chance, dê voto de confiança.

- Jesus deu o exemplo com Pedro.

- Ele pode te ajudar.

3-Não esperar que tudo se resolva de uma vez

- Perdão é um ato instantâneo e ao mesmo tempo um processo.

- instantâneo no sentido de consideração, mas exige tempo para a restauração.

- Jesus nos perdoa hoje, mas nossos pecados só serão apagados definitivamente no juízo final.

- Entenda melhor: Um ônibus desgovernado atinge um muro de concreto. É possível levantá-lo de uma só vez? Será necessário repor tijolo, quebrar algumas pontas e pedaços que sobraram, e construir gradualmente tudo de novo. Do mesmo modo, se preciso for, teremos que quebrar “alguns pedaços” do relacionamento para reconstrui-lo novamente.

- Deus perdoou Adão e Eva no momento, mas a culminação só se dará no juízo final. Deus teve que quebrar até uns “tijolos” (não falaria mais face a face e até os expulsou do Jardim), mas para dar o perdão final.

Em síntese, perdoar é:

- Mediante ao arrependimento, você abrir um campo de relacionamento expontâneo, de liberdade e confiança no presente. Incluindo a possibilidade de um novo erro.

- É como uma passada morte de um ente querido, que após algum tempo você conversa sobre o assunto com naturalidade, que outrora foi tão delicado e comovente.

Aurélio conceitua perdão assim: “remissão de pena “.

Logo “ao Senhor, nosso Deus, pertence o perdão...”Dn 9:9

Somente ligado na “Fonte do Perdão” seremos capazes de perdoar. Converse com Jesus sobre esse assunto, Ele é Doutor na matéria perdão.

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Que dureza... nao e facil perdoar! Mais e' ai que mora o valor desta atitude crista: lutar contra a ira interiror, contra o egoismo de se sentir humilhado... quem sou eu para me comparar com as humilhacoes por que passou o Nosso Jesus Cristo? Se o Rei dos reis dobrou os joelhos para entender a minha miseria, conhecer o fundo do meu coracao, minhas angustias, meus pecados... passou pela morte - e morte de cruz, eu que passo muitas vezes por um instante de "vitima" ultrajada (muitas vezes por banalidades), nao ofereco meu perdao aquele ou aquela que me ofendeu. ISTO E' SOBERBA, PREPOTENCIA, MARCAS DO ENCARDIDO. Afinal, eu tenho dentro de mim as marcas do Eterno. Eu posso perdoar. Eu posso curar feridas de resentimentos tanto em mim quanto nos outros. Pois foi justamente o que Jesus fez na cruz: CURAR-NOS DE NOSSA IGNORANCIA ao dizer: "PAI, PERDOA-OS POIS NAO SABEM O QUE FAZEM. Portanto, embora nao saiba perdoar, eu quero aprender. E isto farei. Gostaria que outros cristaos me ajudassem. Assim seria mais facil perdoar!
Fiquem com Deus!

Responder esta

Responder esta

RSS

Ouça as palestras. Clique no tema para ir a pagina de podcast

© 2010   Criado por TonnyWorkman no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço